IV encontro de Férias do PROAC ( Muito bom, bom não, ÓTIMO )

Com o tema “Um sonho de Inclusão Social”, o IV Programa de Férias encerrou suas atividades nesta sexta-feira (27/01). Promovido pelo Programa de Animação Cultural – PROAC, o encontro se iniciou na última segunda-feira (23/01), na Escola Humberto Barradas, em Engenho Velho, das 9h às 16h. Ao todo, participaram cerca de 500 alunos.
 
De acordo com o coordenador geral do programa em Jaboatão dos Guararapes, João Simão, o Programa de Férias foi a culminância do processo educativo vivenciado pelos 40 Grupos Culturais de estudantes de 20 escolas do município. “O programa atende os adolescentes entre 11 e 17 anos, que têm diversas opções de oficinas, como hip-hop, dança, teatro, circo, artes visuais, percussão, teatro de rua, DJ’s e grafitagem”, detalhou Simão.
 
Para a animadora cultural de teatro, Simone Santos, integrante do grupo de oficineiros do PROAC há cinco meses, o envolvimento dos alunos nas atividades é intenso. “São adolescentes de bairros carentes de atividades culturais. Por isso, a gente percebe o envolvimento deles aqui. E o legal disso é que os jovens levam um pouco de tudo que é vivenciado nas oficinas para seus lares e comunidades”, explicou.
 
A estudante da 5ª série da Escola Nossa Senhora de Fátima, situada em Prazeres, Mailândia Henrique da Silva, 10 anos, participa do curso de grafitagem na unidade de ensino. “Sempre gostei de desenhar e aqui aprendi a técnica e a prática para desenhar melhor. Além disso, aprendi a pintar quadro. É tudo muito bom!”, contou a estudante.
 
O Programa de Férias, que chegou a sua quarta edição, aconteceu na Regional I – Jaboatão Centro. Para levar os alunos até à Escola Humberto Barradas, foram disponibilizados transportes escolares. Como foi o último dia da colônia, nesta sexta-feira, na parte da manhã foi realizada uma avaliação entre alunos e animadores culturais. Na parte da tarde, os estudantes entraram no frevo com o Bloco de Animação Cultural.
 
ÊXITO
 
As experiências vivenciadas pelo Programa de Animação Cultural (PROAC), no município de Jaboatão dos Guararapes, foram apresentadas aos estudantes de MBA em Comunicação Empresarial da Faculdade Santa Helena, no último sábado (21/01). Ao final, os estudantes – profissionais formados em Jornalismo e Publicidade – foram orientados a produzirem peças de comunicação como sugestão para o programa.
 
O assessor técnico da Secretaria Executiva de Educação, Nelino Azevedo, foi convidado pela professora do módulo Comunicação Integrada, Alana Moreira, para apresentar o sucesso que o PROAC teve em 30 escolas do município. “A receptividade foi muito boa. Os estudantes interagiram e se mostraram muito interessados pela temática. Além disso, essa foi uma oportunidade para divulgar as políticas públicas desenvolvidas em Jaboatão”, analisou Nelino.
 
Na ocasião, o assessor técnico apresentou as mudanças ocorridas na rotina das crianças e adolescentes que participam do programa. “Esse programa é um instrumento muito valioso de transformação social. Nele, nós trabalhamos com oficinas de diferentes tipos de arte, dando a oportunidade às crianças e jovens a terem acesso à dimensão artística e cultural. Como consequência, o PROAC se torna mais um elemento que eleva a qualidade de ensino de nossas escolas”, detalhou Azevedo.
 
 
 
EU MARIA LIDIA JÁ FUI UMA...VAMOS DIZER UMA PROAC É TUDO DE BOM !!!
FIZ PARTE DO GRUPO MURIARTE COM O ANIMADOR CULTURAL LUCAS
SEM PALAVRAS PRA DESCREVER O PROAC...
O QUE POSSO DIZER É... EXCEPCIONAL
UM GRANDE BEIJOS PARA OS ANIMADORES PESSOAS MUITO ESPECIAIS

0 comentários:

Postar um comentário